terça-feira, 30 de junho de 2009

Fadas No Diva - Psicanálise Nas Historias Infantis







Anteriormente postei um breve ensaio sobre o livro de Bettelheim, agora sinto-me na obrigação de não só apresentar mas também comentar sobre o livro dos escritores brasileiros Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso, que se dedicaram de uma forma especial ao assunto : pscicanálise nas histórias infantis.

Discutir o papel formativo dessas histórias no crescimento das crianças é a proposta do livro "Fadas no Divã", dos psicólogos Diana e Mario Corso e da Artmed Editora.

Para uma fã de Bruno Bettelheim, esse livro me veio como se fosse aquele par de luvas perdido a algum tempo...
Confesso que me apaixonei.O livro é envolvente e esclarecedor, relacionando as mais importantes histórias infantis, antigas e modernas, com os conhecimentos psicanalíticos. O texto, apesar de possuir consistência técnica, apresenta o linguajar de uma obra de literatura e é destinado a profissionais da área e também ao público leigo que por razões de trabalho, paternidade ou simplesmente por curiosidade querem saber mais sobre o tema. A primeira parte faz uma leitura psicológica dos principais contos de fadas ocidentais e busca elucidar tanto os mecanismos psicológicos que os mantiveram vivos, quanto os motivos pelos quais eles têm tanto êxito com as crianças. Na segunda parte, os autores abordam as histórias modernas como Peter Pan, Pinocchio, Ursinho Pooh, os personagens da Turma da Mônica, Harry Potter, Charlie Brown entre outros, para demonstrar como a modernidade forjou histórias infantis que nada devem aos velhos contos de fada. "São histórias de fantasia que tem em comum o potencial de ajudar as crianças a passar pela infância e também auxiliar os adultos a lidarem com os resquícios infantis que levam consigo pela vida afora", observam os autores. "Fadas no Divã" pode ser lido de duas formas: aleatória ou sistemática.
A primeira é plenamente possível, pois cada elemento é esclarecido no momento em que surge. Segundo Diana Corso, é a forma ideal para quem se interessa por literatura e quer saber mais sobre seus contos ou histórias preferidas.
Já na sistemática, o leitor perceberá um tipo de roteiro do desenvolvimento infantil até a adolescência. É útil para aqueles que desejam entender a infância e trabalham ou estudam a psicanálise, psicologia, psiquiatria, pedagogia ou demais disciplinas relacionadas.
O interessante e que torna a leitura bem prazerosa para quem já leu o livro de Bruno, é que os autores acompanham e citam por vezes o ilustre Bettelheim.


Sobre os autores: Diana Lichtenstein Corso é psicanalista, membro da APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre). Formada em psicologia pela UFRGS há duas décadas, trabalhou com crianças e no campo dos problemas de desenvolvimento infantil. Atualmente atende jovens e adultos em seu consultório particular.
Mário Corso é psicanalista, membro da APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre). Formado em psicologia pela UFRGS há duas décadas, atualmente atende adultos em clínica privada. Em 2002 lançou Monstruário - Inventário de Entidades Imaginárias e de Mitos Brasileiros pela editora Tomo. Numa tentativa de revitalizar figuras esquecidas do folclore nacional.
Mário e Diana são casados e pais de duas jovens, Laura e Júlia, cuja infância muito contribuiu para a construção deste livro. Atualmente ambos dedicam-se ao estudo da produção cultural voltada aos adolescentes e crianças, pesquisa da qual este livro faz parte. Acreditam que para entender o tempo em que vivemos é preciso debruçar-se sobre os produtos culturais de consumo popular e massivo, de forma pouco preconceituosa. Afinal, naquilo que se dedica a um enorme número de pessoas em fase de formação certamente estão contidas a ideologia e a forma de pensamento que se oferece às novas gerações.

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Um pouco dessa maravilha...

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A função do contador, assim como pais e professores, é explorar a função educacional do texto literário: ficção e poesia por meio da seleção e análise de livros infantis; do desenvolvimento do lúdico e do domínio da linguagem Estratégias para o uso de textos infantis no aprendizado da leitura, interpretação e produção de textos também são exploradas com o intuito final de promover um ensino de qualidade, prazeroso e direcionado à criança.