quinta-feira, 18 de junho de 2009

NARRAÇÃO X DRAMATIZAÇÃO


A narração de estórias vem da época dos primitivo, passando pelas fábulas onde os homens observavam sua personalidade, esopo onde temos como referencia La Fontaine e os castelos com seus Sarais.
No Universo Camponês, em rodas com fogueiras, as histórias eram contadas não só como diversão, mas principalmente como instrução (lição de moral).
Perrault, coletou e organizou os contos colocando valores morais em seus finais, Irmãos Grim, coletaram contos e lendas e Andersen baseou-se em sua própria vida e em contos poéticos.
Além dessas, existem as histórias que não deixam de ser do Universo Canponês, passadas de geração para geração, as folclóricas de cada região, as de experiências vividas por cada indivíduo.
O importante disso tudo é como elas são passadas, podemos perceber uma diferença entre narração e dramatização.
Para narradores de histórias, a história ou lenda contada, deve estar em primeiro plano, ela deve sobressair a qualquer outro recurso a ser utilizado na hora da contação, aí vem a crítica à dramatização (parte teatral), que atrai muito mais o público pelo visual, pelos recursos do que pela própria história em si. (ou seja, no final de uma apresentação a platéia não se lembra da história contada, mas sim dos recursos utilizados).
Não podemos confundir essas duas vertentes, claro que ambas tem seus valores, mas quando você quer focar uma história, lembre-se sempre da importância da narração, das palavras!
Essa área de contação ou narração de histórias, esta se tornando cada vez maior, o que é necessário lembrar é que para se tornar um verdadeiro narrador, requer muito estudo, leitura, empenho, boa vontade, humildade e jogo de cintura.
Quem quiser entrar nessa é só me procurar!
Logo estarei montando cursos sobre o tema.
Juliana Akaishi

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Um pouco dessa maravilha...

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A função do contador, assim como pais e professores, é explorar a função educacional do texto literário: ficção e poesia por meio da seleção e análise de livros infantis; do desenvolvimento do lúdico e do domínio da linguagem Estratégias para o uso de textos infantis no aprendizado da leitura, interpretação e produção de textos também são exploradas com o intuito final de promover um ensino de qualidade, prazeroso e direcionado à criança.